Nosso objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.
A educação infantil é a fase que mais encanta a criança. O Liceu Contemporâneo valoriza e estimula o aprendizado, respeitando os limites, as diferenças, as descobertas e a história de cada um.
No Liceu a aprendizagem de conceitos é muito importante, assim como o processo de socialização. A aprendizagem e o processo de socialização ocorrem simultaneamente como duas faces de uma mesma moeda:
- Primeiros conflitos;
- Primeiras percepções das diferenças;
- Saída do egocentrismo e o amadurecer para perceber o outro. Esse movimento de percepção do outro traz sentimentos de alegria, tristeza, birra, raiva…
- Ações que se dão na convivência, no brincar, no encantar, e no gargalhar.
O diferencial do Liceu é o vínculo que estabelecemos com as famílias e toda atenção individual no desenvolvimento de cada criança. Uma rotina sistematizada, um ambiente escolar acolhedor e motivador, e o respeito à diversidade dos alunos, são partes integrantes da nossa proposta.
FAIXA ETÁRIA DE ATENDIMENTO
Minimaternal | Crianças de 2anos a 3 anos |
Maternal | Crianças de 3 a 4 anos |
Nível I | Crianças de 4 a 5 anos |
Nível II | Crianças de 5 a 6 anos |
Minimaternal: Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.
Maternal: Nesta idade, trabalhamos no desenvolvimento integral da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.
Nível I: Através de uma evolução harmoniosa, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório). Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).
Nível II: Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e o domínio das quantidades numéricas.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS PERÍODOS | ||
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PERÍODOS | MANHÃ | 7h 30 às 11h 30 ou 7h às 12h |
TARDE | 13h às 17h ou 13h às 18h |
OFERTAS DE TURMAS | ||
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Minimaternal | 2 anos | Manhã e Tarde |
Maternal | 3 anos | Manhã e Tarde |
Nível I | 4 anos | Manhã e Tarde |
Nível II | 5 anos | Manhã e Tarde |
Projetos
O planejamento dos conteúdos pedagógicos é organizado através de projetos criados pela equipe pedagógica do Liceu Contemporâneo. Todo o conteúdo trabalhado, gira em torno de um contexto e uma história norteadora de todos os eixos temáticos.
Os projetos acontecem bimestralmente. São registrados através de portfólios produzidos pelas crianças e apostilas produzidas pela equipe pedagógica e adaptada ao projeto do bimestre vigente.
São integrados aos projetos, as oficinas:
- Roda da novidade;
- Clube da leitura;
- Culinária;
- Lanche coletivo;
- Musicalização,
- Aulas de inglês;
- Aulas de educação física;
- Dia do brinquedo;
- Festa dos aniversariantes do mês;
- Passeios pedagógicos;
- Trabalhos manuais.
Avaliação
A avaliação é um processo dinâmico que inclui o cotidiano escolar, a observação e o desenvolvimento de cada aluno.
Analisamos em uma ficha individual o desenvolvimento cognitivo, emocional e de coordenação motora.
Ao final de cada bimestre, entregamos um relatório para cada família, assim como uma pasta com os portfólios produzidos ao longo do bimestre.
Temos como objetivo informar e orientar às famílias aspectos da construção do saber de cada criança.