O Ensino Fundamental do Liceu Contemporâneo adota uma proposta pedagógica em que privilegia o ensino enquanto construção significativa do conhecimento, valorizando o esporte, a cultura e a formação de valores. Com isso, visamos formar alunos autônomos, críticos, participativos, capazes de atuar na sociedade de forma responsável, produtiva, comprometidos com a cidadania e a democracia.
É nessa fase da vida acadêmica que se consolidam as habilidades de leitura, escrita e lógico matemáticas, aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento da expressão e do raciocínio lógico, daí a importância do “aprender a conhecer”, isto é como obter, processar e selecionar, construir e reconstruir o conhecimento.
Como acontece a ALFABETIZAÇÃO no Liceu?
A alfabetização acontece através do método fônico, que consiste no aprendizado pela associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras. Esse método de ensino permite primeiro descobrir o princípio alfabético e, progressivamente, dominar o conhecimento ortográfico próprio de sua língua, através de textos produzidos especificamente para este fim.
Diferencial no trabalho com o Ensino Fundamental no Liceu
Uma rotina sistematizada, um ambiente escolar acolhedor e motivador, e o respeito à diversidade dos alunos, são partes integrantes da nossa proposta.
O diferencial do Liceu é o vínculo que estabelecemos com as famílias e toda atenção individual no desenvolvimento de cada aluno.
Salas climatizadas, recursos multimídia se painéis que exploram o conteúdo dos projetos trabalhados, são componentes presentes na rotina da sala de aula.
A escola possui biblioteca, sala de informática, laboratório de ciências, pátio amplo para aulas ao ar livre, quadra de esportes, além de uma equipe de professores e funcionários preparados e dedicados para o trabalho escolar.
Os recreios são interativos, com brincadeiras direcionadas por monitores, mesas de jogos e gibiteca.
Componentes curriculares especiais
Além dos componentes curriculares que integram a base comum: Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Geometria, Ciências, História, Geografia, Inglês e Educação Física, os alunos contam na grade curricular com aulas de:
ESTRATÉGIA / XADREZ
A disciplina de estratégia e xadrez traz diversos benefícios para os alunos, pois estimula o raciocínio lógico, ativa a concentração, aguça a memória e desenvolve a tomada de decisões, além de trabalhar a paciência.
ESPANHOL
Por ser uma das línguas mais importantes da atualidade e a 2ª língua nativa mais falada no mundo, é que oferecemos o ESPANHOL aos nossos alunos com o objetivo de elevar o nível de conhecimento. ampliando as oportunidades culturais e no mercado de trabalho.
MÚSICA
A música contribui para formação integral do indivíduo, aprimora o senso estético, desenvolve a sensibilidade, a sociabilidade e a habilidade motora entre outras Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas.
TEATRO
Trabalhar o teatro na sala de aula traz uma série de vantagens: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a impostação de voz, a expressão corporal e melhora seu entrosamento com as pessoas, além disso, trabalha seu lado emocional.
DAPS (Desenvolvimento Acadêmico, Pessoal e Social)
Conscientes da necessidade de oferecer aos alunos oportunidades de aprimorar as relações interpessoais, trabalhar o autoconhecimento, desenvolver posturas de maior comprometimento com a função de estudante, é que introduzimos na grade curricular o DAPS, possibilitando a abordagem assuntos que extrapolam a sala de aula e estimulam o desenvolvimento pessoal e social.
EMPREENDEDORISMO
Despertar o espírito empreendedor dos jovens na escola é importante a fim de estimulá-lo ao protagonismo juvenil.
Essa disciplina leva os alunos a entender o mercado de trabalho, desenvolver competências de tomada de decisão, traçar planos, ter iniciativa, assumir desafios, estabelecer metas e trabalhar em equipe, aliadas a valores como honestidade e ética. Essa postura empreendedora poderá, futuramente, facilitar seu acesso no mercado de trabalho e ajudá-lo na criação de negócios próprios.
AULAS DE APOIO PEDAGÓGICO
O colégio oferece, ao longo de todo o ano, no período inverso, plantões de dúvidas de Matemática, Português, Física e Química, a fim de revisar os conteúdos trabalhados em sala de aula e estimular o estudo contínuo.
OFERTAS DE TURMAS ENSINO FUNDAMENTAL:
- 1º Ano Ensino Fundamental Manhã e Tarde
- 2º Ano Ensino Fundamental Manhã e Tarde
- 3º Ano Ensino Fundamental Manhã e Tarde
- 4º Ano Ensino Fundamental Manhã e Tarde
- 5º Ano Ensino Fundamental Manhã e Tarde
- 6º Ano Ensino Fundamental Manhã e Tarde
- 7º Ano Ensino Fundamental Manhã e Tarde
- 8º Ano Ensino Fundamental Manhã e Tarde
- 9º Ano Ensino Fundamental Manhã e Tarde
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL | ||
---|---|---|
PERIODOS | MANHÃ | EFI – 7h 10 às 11h 40 EFII – 7h às 11h 50 |
TARDE | EFI – 13h 10 às 17h 40 EFII – 13h 10 às 18h |
Avaliação – EF
A avaliação é um processo contínuo e dinâmico que permite verificar se os objetivos pedagógicos estão sendo atingidos. Fornece informações sobre como os alunos estão caminhando e do trabalho docente possibilitando assim, corrigir os desvios do caminho.
A nota do aluno constitui-se durante o decorrer de cada bimestre, incluindo o cotidiano escolar nas participações em sala de aula, trabalhos realizados e verificações orais e escritas.
A média do colégio é 7,0. Os alunos que tiram nota inferior a 7,0 – fazem recuperação. A recuperação ocorre no final de cada bimestre.