A Festa Junina é uma genuína manifestação folclórica brasileira que em cada lugar do Brasil ganhou características únicas, mas sempre alegre e colorida.
A nossa festa foi fundamentada nas nossas tradições caipiras. Na pureza e delicadeza da alma do homem da roça, que valoriza as relações de cooperação, o respeito aos companheiros e à natureza e canta e conta na viola as suas inocentes e poéticas histórias como fazem as crianças.
Nós, educadoras, apoiadas nos poemas de Cornélio Pires, poeta caipira e nas músicas tradicionais brasileiras construímos com as crianças, nossos alunos, um encontro solidário e divertido. Dançando grandes com pequenos, aprendendo a aceitar o desafio da novidade, ajudando e recebendo ajuda, dando sentido fraterno à festa. Ao mesmo tempo em que, mantemos viva essa rica expressão popular que nos unifica como brasileiros.
E as lanternas, que aqui entrarão, representam o lume da vida. Iluminam a noite. Iluminam a nossa chama interior, dão força e coragem para o futuro.
E nós agradecemos por estarmos juntos. Num momento de encantamento.